Baixada Santista sofre com forte chuva

Cidades da Baixada Santista, no litoral do estado de São Paulo, amanheceram com tragédias após chuvas durante a madrugada desta terça-feira

Nas últimas horas, desde o início do temporal, o acumulado em Guarujá foi de 282 mm, em Santos 218 mm e em São Vicente 169 mm. Outras cidades da Baixada também receberam um alto volume de chuva. Praia Grande registrou 170 mm, Mongaguá 169 mm, Cubatão 132 mm, e em Itanhaém e Bertioga o acumulado chegou aos 110 mm.

Para atualizar os números de mortos e desaparecidos, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nota oficial. No Guarujá, 11 pessoas morreram e 32 estão desaparecidas; em São Vicente foram registradas uma morte e dois desaparecimentos; em Santos, uma pessoa morreu e ao menos 11 estão desaparecidas. Segundo a Defesa Civil, até o momento 200 pessoas estão desabrigadas.

De acordo com a nota divulgada pelo órgão, a terça-feira segue com possibilidades de chuva moderada a forte. O Coronel PM Walter Nyakas Junior está na região para se reunir com prefeitos e avaliar a situação.

As informações divulgadas pelo jornal A Tribuna indicam que a Prefeitura de Santos declarou que todo o efetivo da Defesa Civil do município, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e zeladoria, estão mobilizadas para atender as ocorrências. Ainda em Santos, houve deslizamentos nos morros Santa Maria, São Bento e Vila Progresso. No morro Monte Serrat, um bloco de rocha deslizou. São Vicente também registrou deslizamentos no Parque Prainha, onde duas pessoas morreram. No Guarujá, o deslizamento foi no Morro do Macaco Molhado. Nas demais cidades da Baixada não foram registradas mortes ou desaparecimento, porém as equipes dos órgãos municipais estão em alerta.

O site CLIMATEMPO divulgou alerta para chuvas fortes e volumosas. Até o dia 06 de março os estados da região sudeste devem continuar registrando altos volumes pluviométricos. De acordo com as informações divulgadas, a chuva pode vir forte, com raios e rajadas de vento. No entanto, também pode chover de forma moderada e com grande volume de água em poucas horas. Riscos de alagamentos, transbordamentos de córregos e rios, além de deslizamentos, não estão descartados.

Abaixo, segue a nota oficial da Defesa Civil do Estado de São Paulo:

Nota Oficial: Óbitos e Desaparecidos (atualizada às 15h)

A Defesa Civil do Estado informa que as fortes chuvas que incidiram sobre a região da Baixada Santista nesta madrugada provocaram, até o momento, 13 óbitos e 45 desaparecidos, nos seguintes municípios: Guarujá (11 óbitos e 32 desaparecidos), Santos (1 óbito e 11 desaparecidos) e São Vicente (1 óbito e 2 desaparecidos).

O número preliminar de desabrigados é de 200 no Guarujá e 7 em São Vicente; já os desalojados computados são 11, em São Vicente. Já foram disponibilizadas 4,6 toneladas de materiais de ajuda humanitária (colchões, cobertores, cestas básicas, água sanitária e água potável) ao município de Santos (única solicitação até o momento).

O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Walter Nyakas Junior, está na região para se reunir com prefeitos e avaliar as primeiras necessidades.

Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que o acumulado nas últimas 12 horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos de 218 mm, em Praia Grande 170 mm, São Vicente 169 mm e Mongaguá 160 mm, Cubatão 132 mm e Itanhaém e Bertioga o acumulado foi de 110 mm.

A previsão para toda a terça-feira é de chuva moderada a forte em todo o litoral de São Paulo, isso inclui toda a região da Baixada Santista devido à formação de uma área de baixa pressão no litoral de São Paulo e a circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera.

Defesa Civil do Estado de São Paulo.