Chuvas torrenciais atingem distrito na Argentina e seis pessoas morrem devido às fortes tempestades

A tempestade histórica transformou a cidade de Bahía Blanca em um verdadeiro rio.

O temporal deixou 15 pessoas mortas e causou danos e destruição. Além disso, as intensas enchentes interromperam o transporte público, suspenderam aulas, voos e forçaram a evacuação de mais de mil pessoas. A cidade registrou 300 mm de chuva em apenas cinco horas e segue em estado de emergência enquanto equipes do governo trabalham no resgate das pessoas afetadas. 

O Serviço Nacional de Meteorologia atualizou as informações prejudiciais para a cidade, colocando-a em alerta vermelho. De acordo com os avisos emitidos desde o início, todas as atividades foram suspensas e a população é fortemente orientada à permanência em seus domicílios, a fim de garantir a segurança.

Cidade Bahía Blanca, na Argentina. Foto: reprodução da internet.


Segundo o Ministério da Defesa da Argentina, mais de 120 efetivos já foram mobilizados para auxiliar nas operações de resgate e evacuação. Os caminhões da 3ª Divisão do Exército estão sendo usados para evacuar os internos do Hospital Penna, enquanto os barcos da Companhia de Comandos 603 estão realizando o resgate de pessoas em áreas inundadas.

Veículos anfíbios também foram destacados para operações de resgate, juntamente com o Comando de Comunicações do 181º Batalhão de Comunicações. Além disso, as Forças de Desdobramento Rápido do Exército estão em ação. A operação continua a ser reforçada com mais eficácias e recursos para garantir a assistência necessária neste momento crítico.