Apesar da pandemia, setor de venda de automóveis passa por crescimento
O Sistema Nacional de Gravames (SNG), que gerencia restrições financeiras sobre veículos, divulgou no último dia 11 que 97,3 mil veículos foram vendidos a prazo no mês passado, contra os 78,8 mil de junho.
De acordo com o especialista Almir Nogueira Junior, CEO da DMA (Damato Marketing Automotivo) e idealizador do Pregão de Vendas, isso tudo é apenas o começo. Durante a pandemia, houve um crescimento médio de 55% em vendas de automóveis para montadoras.
A Ford, por exemplo, vendeu 200 carros em apenas 60 minutos e 400 contratos foram encaminhados durante uma live que levou a montadora para dentro da casa das pessoas.
O financiamento de veículos cresceu 23,4% em julho em comparação a junho, seguindo uma tendência de recuperação do setor. Além da Ford, outras marcas tiveram números excelentes, como a Fiat que obteve 380% de crescimento em vendas em um único sábado, passando de 10 para 48 carros vendidos; a Jeep com crescimento de 42%; a GM com 26%; e a Renault com 41%, entre outros exemplos.
O mercado automotivo teve um crescimento grande em plataformas digitais em relação aos números de vendas. A DigiCarro, plataforma digital que permite o consumidor cotar e comparar preços, teve um aumento de clientes nessa pandemia.
Segundo Victor Raful, CEO da DigiCarro, a procura ficou mais intensa, pois com o advento da pandemia foi reforçada a ideia de que é possível cotar, negociar e até mesmo comprar um carro 0km via internet.
Cerca de 30% das pessoas já possuem a intenção de adquirir um carro próprio, mesmo durante o isolamento social. Além disso, a compra online comprova uma mudança de cultura para o brasileiro, mas que já é uma realidade e uma tendência.
Na DigiCarro, as negociações ocorrem por meio de chat e app. “Neste momento de confinamento da população, as negociações para se adquirir um veículo tiveram que migrar para os meios digitais.’’
Além disso, Victor ressalta que as plataformas digitais, como a DigiCarro, facilitam a busca pelo carro 0km, e que conectar consumidores com vendedores ganhou muita força. “O consumidor tem toda a conveniência de negociar via dispositivo móvel, de qualquer lugar e tendo várias propostas de diferentes vendedores para poder fechar o melhor negócio.”