Catar: conheça um pouco da história do país que sediará a Copa

Em 2010, o Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022, sendo o primeiro país do Oriente Médio a conseguir esse feito

Catar é um emirado do Oriente Médio, cuja capital e maior cidade é Doha. O país possui uma extensão territorial de cerca 11.600km², divididos em nove cidades, o que corresponde a metade da área do estado de Sergipe, menor estado do Brasil. Há mais de um século, o país é governado pela dinastia da família AL Thani. O domínio é passado de pai para filho e, atualmente, o emir (título dos governantes de certos povos ou províncias muçulmanas) Tamin Bin Hamad Al Thani é quem exerce o poder supremo. 

Em dezembro de 2010, o país foi eleito pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) como sede da Copa do Mundo de Futebol - que acontece entre novembro e dezembro desse ano. Atualmente, o Catar é o país com o maior PIB per capita e o que possui o maior poder de compra dentre todos os países do mundo. A economia do país é baseada na indústria do petróleo e, principalmente, do gás natural. Não à toa, a Copa 2022 é considerada a Copa mais cara de todos os tempos.  Ao todo, o país está investindo cerca de 200 bilhões de dólares para realização do evento internacional e a expectativa é de receber cerca de um milhão de turistas. Além disso, a língua oficial do país é o árabe, mas o inglês também é bastante falado. 


Estádio Al Janoub: o primeiro estádio finalizado -  Foto: Qatar's Supreme Committee for Delivery & Legacy (SC)


Adaptações necessárias

Oito estádios vão ser palco para as partidas das seleções internacionais durante o torneio mundial. Embora esse seja o menor número de estádios para sediar uma copa, todos foram construídos do zero. Além disso, devido ao tamanho do país, o deslocamento também será mais fácil para os turistas.

Vale lembrar que essa é a primeira vez que uma nação árabe sedia a Copa do Mundo e, após 20 anos, a segunda vez em que é sediada em território Asiático. A primeira vez foi em 2002, quando o Japão e a Coréia do Sul receberam o torneio mundial. 2002 também foi o ano do último título mundial brasileiro. Agora, 20 anos depois, o Brasil já está classificado e em novembro vai em busca do seu sexto título. Essa também é a primeira vez em que uma Copa é realizada nos meses de novembro e dezembro. Devido às condições climáticas do Catar, seria inviável a realização do evento nos tradicionais meses de junho e julho, período em que o país chega a atingir temperaturas médias de 50°C. Ainda que em novembro o clima do Catar atinja temperaturas mais confortáveis, foram instalados ares-condicionados centrais em todos os estádios.

Religião

O país árabe também é caracterizado por ter o islamismo como religião oficial e as leis seguem a Xaria, lei islâmica baseada no Alcorão. O Catar não faz nenhuma distinção entre religião e estado. Contudo, o país pode ser considerado como um dos mais liberais do Oriente Médio. Diferentemente dos países vizinhos, as mulheres possuem alguns direitos, como o de dirigir e se candidatar a cargos públicos.

Mesmo que seja mais conservador que os países ocidentais e proíba coisas que são comuns para nós, como a prática de ingerir bebidas alcoólicas na rua, no Catar as pessoas não são punidas por não se enquadrarem aos costumes locais. Lá, as vestimentas características da população são diferentes das que usamos no Brasil, porém os turistas possuem liberdade para se vestirem como preferirem.

Copa do Mundo de Futebol

Em abril de 2022, após o sorteio dos grupos das seleções e as definições das primeiras partidas, os ingressos serão comercializados. 32 países participarão da Copa no Catar e, além do anfitrião, o Brasil, a Alemanha, Bélgica, Argentina, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia, Irã, Suíça e Coréia do Sul já garantiram a sua vaga. A abertura da Copa vai ser no dia 21 de novembro, no estádio Al Bayt , que foi inaugurado a poucos meses. Já a grande final vai acontecer no dia 18 de dezembro e o palco vai ser o Estádio Lusai. O Catar anunciou no fim do ano passado que todas as obras para realização da Copa haviam sido concluídas.