O fim de um ciclo: Valentino Rossi dá adeus a Moto GP

Após mais de duas décadas pilotando, Valentino pôs ponto final em sua vitoriosa carreira

O italiano Valentino Rossi pôs fim a sua longínqua carreira como piloto da Moto GP no último dia 14. Levando sua Yamaha para o modesto 10º lugar no GP de Valência, o italiano de 42 anos terminou sua participação sendo o 18º na classificação geral na temporada vencida pelo francês Fabio Quartararo.

Filho do ex-piloto de Moto GP Graziano Rossi, Valentino teve mais sucesso e mais conquistas do que seu pai. Ao longo dos 26 anos de carreira, o italiano nascido em Urbino obteve números impressionantes dentro do esporte sob duas rodas: somando todas as categorias que disputou, são 372 GP’s disputados, 89 vitórias e 09 mundiais, dos quais 07 foram na Moto GP, a principal modalidade (sendo o título mais recente conquistado em 2009).
 

No Hall da Fama da Moto GP, Valentino Rossi agora verá a próxima geração de pilotos buscar seu lugar na história da motovelocidade. Foto: divulgação Moto GP.

Não obstante em tantas conquistas, dentre dados marcantes da carreira de Valentino, podemos destacar que o agora ex-piloto foi o primeiro da história a subir 138 vezes no pódio, além de ser o primeiro também a conseguir incríveis 59 pole positions. Em uma única temporada, em 2003, Rossi entrou mais uma vez para a história ao ser o primeiro piloto da Moto GP ao atingir 12 voltas mais rápidas em uma única temporada, ressaltando ainda mais seu tamanho dentro não só do motociclismo, mas também de toda história do esporte em geral.

O adeus de Rossi e a multidão presente no GP de Valência. Foto: reprodução da internet.

Ainda não se sabe o que Valentino Rossi fará agora como ex-piloto da Moto GP. Muito se especula em uma mudança para carreira automobilística ou mesmo ser piloto de testes de alguma equipe (a Ducati, na qual Rossi pilotou nos anos de 2011 e 2012, o convidou para testar o novo modelo da moto que será usada na próxima temporada).


Por mais que tanto a Moto GP quanto as demais categorias (Moto2 e Moto3) sejam pouco familiares para nós brasileiros, é inegável a importância e o tamanho de Valentino Rossi como uma das figuras mais importantes e icônicas de toda a história.