Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo: a importância do diagnóstico precoce

O objetivo da data é conseguir conscientizar um maior número de pessoas

Muitas vezes, o reumatismo é considerado apenas uma dor nos músculos, entretanto, é muito importante que o paciente busque por ajuda especializada. A dor muscular, por exemplo, é dos principais sintomas da doença e indica que as articulações do corpo estão inflamadas.

No mundo, cerca de 20 milhões de pessoas são acometidas por doenças reumáticas, portanto, torna-se explícita a necessidade de conscientização sobre a doença. Se diagnosticada precocemente e com um tratamento eficaz, o individuo consegue retomar a rotina normalmente.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o assunto, o dia 30 de outubro foi escolhido para representar o Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo. Contudo, durante todo o mês de outubro são dedicadas campanhas para a divulgação sobre a doença.

Importância do diagnóstico precoce

Apesar da doença ser mais comum em idosos, crianças e adultos também podem apresentar a doença. Se iniciado durante a infância, é possível evitar deformidades e incapacidades.

Em São Paulo, a clínica ReumatologiaProf. Dr. Castor Jordão Cobra foi pioneira no tratamento de doenças reumáticas. Questionados sobre a reumatologia infantil, a assessoria da clínica ressalta: “Ainda existe dificuldade na identificação desses pacientes e, consequentemente, atraso no diagnóstico. Mas os pais devem observar algumas dificuldades: dificuldade para andar, quedas frequentes, dores articulares principalmente se associadas a calor no local, dificuldade de movimentação e/ou edema (inchaço), pele avermelhada (principalmente em locais de exposição solar), fraqueza muscular, febre prolongada não explicada, perda acentuada de peso sem motivo, aftas recorrentes, queda de cabelo e cabelos finos não explicados por outras doenças, entre outros.”

Além da falta de conhecimento por parte dos pais, há ainda a falta de encaminhamento médico para o especialista: “É preciso que os pais e pediatras estejam atentos a esses sintomas para indicar a criança ao reumatologista infantil. Sempre é bom eliminar qualquer possibilidade, pois é muito importante para o controle da inflamação e para evitar deformidades e incapacidade. Em alguns casos, o atraso no diagnóstico devido à demora a se chegar ao especialista pode levar a danos irreversíveis.”