TV ou YouTube?

Eu costumo acompanhar muito o Youtube e, de uns tempos pra cá, vejo mais que televisão (assim como muitas pessoas). Contudo, penso: O que será maior, a TV ou YouTube? Irei repetir por muitas vezes ao longo deste texto que o YouTube tem a maior audiência e a TV tem maior influência.

É impossível negar que hoje em dia muitas pessoas não se aproveitam de ter a mídia na hora de consultar uma receita, numa pesquisa escolar, ou por puro entretenimento, seja para acompanhar um show ou ouvir uma música. Isso é algo que a TV não oferecia, pois afinal era preciso esperar o horário de determinada atração, e para os antigos, apertar o Rec na hora do programa preferido.

Mas na guerra entre TV ou YouTube, o YouTube sofre suas desvantagens. Muitas emissoras, gravadoras e produtoras estão começando a reclamar os direitos de suas obras utilizadas nos vídeos de Youtubers desmonetizando seus vídeos. O intuito disso é fazer com que toda renda com propaganda vá para as indústrias fonográficas (Ou seja, quebrando as Pernas). Mas ainda assim a mídia tem sido o pulo do gato para muitos produtores de conteúdo, seja gente nova buscando por oportunidade, ou veteranos que já não sabem que caminho seguir. E neste panorama com liberdade de criação, tempo indeterminado e muita autonomia, eis que surgirem os YouTubers.

Imagem da InternetE para exemplificar isso utilizo o que é para mim a santíssima trindade do Jornalismo Musical no YouTube, Gastão Moreira (Kazagastão), Luiz Thunderbird (Thunder Vision), Luiz Felipe Carneiro (Alta Fidelidade), todos apresentam um trabalho incrível sobre música que possivelmente na TV seria limitado, podado e alguns até extintos. O maior exemplo disso, portanto, talvez seja o “Heavy Lero” (Kazagastão) e o “Conversa de botequim” (Alta Fidelidade) que, na minha opinião, se esses quadros estivessem na TV ambos seriam o maior sucesso de audiência e, dentro de alguns anos, seriam esquecidos e cancelados no áuge, sem explicação. Ou ainda, mudado de formato (como ocorre na TV muitas vezes). Ou seja, a televisão é muito mais que fazer sucesso.

Do lado dos iniciantes temos Bruno Ascari (Som de Peso), Guilherme Copani e José Ono (Vinílteca) e Jucelino (Musicalia). Todos possuem enorme destreza e habilidade ao falar de música, e incrivelmente por mais que tenham quadros parecidos, cada um tem a sua maneira e não faz feio a nenhum veterano. Bruno seria o Nerd, Guilherme e José os fãs, e Juscelino o povão. Eles são o exemplo de que há lugar para todos os públicos e apresentadores sem formação de pesom pois mostram que até para ter amor é preciso ter estudo. E muito estudo, pois contar a história de um disco como no caso do som de peso e Vinílteca requer muita pesquisa, algo que muitas vezes não acontece muito bem, pois alguns álbuns e artistas não possuem grandes informações, mas cada um se vira como pode.

Neste plano dá pra imaginar, de um lado, a nostalgia e muita gente como a gente. De outro lado, o glamour e os artistas (muitas vezes inalcansaveis). É nesse cenário que o YouTube ganha vantagem na luta contra a TV e cresce cada vez mais e vai criando a fama de quem estava no anonimato, fazendo brilhar mais uma vez a estrela de quem já estava esquecido e também porque não, fazendo aumentar a fama de quem já é famoso. Afinal, não vamos esquecer que muitos artistas que utilizam da plataforma para divulgar seus clipes ou mesmo como um vlog, apresentando os bastidores, histórias das canções, ou até um pouco da vida pessoal, temos como exemplo o canal do Nando Reis.

Mas precisamos ser lógicos, o YouTube ainda é um hobbie. Muitos Youtubers tem uma outra profissão ou vivem de patrocinadores do canal e não de anunciantes, o que é uma vantagem para quem produz conteúdo para TV; Por ela representar um emprego “tradicional” , a pessoa que escreve ou apresenta pode se dedicar por inteiro ao que faz. Além de que o crivo que cada programa de uma determinada emissora passa ajuda em termos de elevar a qualidade de programa X ou Y. É claro que a TV ainda tem muitos problemas e vai ter que se readequar à nova realidade.

Mas o fato é que o YouTube não vem a tomar o lugar da TV, pois no Brasil a televisão ainda possui muita influência, afinal temos muitos canais que são exclusivamente para comentar novelas e séries coisas que os YouTubers ainda não são capazes de fazer, pois é preciso muito investimento. Por outro lado, a música que de uns anos pra cá vem perdendo espaço no cenário televisivo, ganhou mais espaço, afinal é muito mais barato pegar sua coleção de discos e realizar uma pesquisa sobre um determinado álbum ou até mesmo ligar uma câmera e gravar um clipe de forma independente. Ou seja, a música ganha uma sobre-vida.

Portanto, no duelo entre TV e Youtube podemos concluir que ocorre um empate técnico, pois como há muitos canais no YouTube, poucos ganham grande projeção e se tornam influenciadores. Por outro lado, na televisão poucas emissoras com muitos influenciadores, mas na escolha entre TV ou Youtube, é melhor ficar com os dois.

Antes de concluir acho justo dar o crédito aos canais que aqui foram citados. Abaixo então estão seus devidos nomes e links. Espero que gostem e viva a música boa!

Alta Fidelidade (Luiz Felipe Carneiro, Biofá e Francisco Rezende): Atualmente conta com vídeos sobre lançamentos, notícias da semana, conversa de botequim, além de possuir um acervo de resenhas sobre discos clássicos, livros sobre música e trilhas sonoras.

MusicThuder Vision (Luiz Thunderbird): O canal conta um pouca da história de bandas e artistas da MPB, do rock e da música internacional, além de possuir inúmeros convidados e entrevistas.

Kazagastão (Gastão Moreira e Clemente): Pontuo como principal atração o Heavy Lero, quadro apresentado ao lado de Clemente (Inocentes e Plebe Rude). Nele são contadas histórias de bandas e artistas do rock, além de conter outros grandes quadros como Hellfabeto (Onde gastão apresenta sua discografia) e muito mais.

Músicalia (Juscelino): O canal comenta tudo de melhor da música brasileira, como o próprio Juscelino diz. Seu principal quadro é Cantando o Sete, em que apresenta sete músicas de um determinado artista, além de fazer análise de letras de música contar a história de álbuns e canções.

Vinílteca (Guilherme Copani e José Ono): Um canal para quem gosta de uma resenha de discos bem detalhada faixa a faixa. Uma novidade bem interessante é que eles apresentam trilhas sonoras de novelas e focam na música brasileira.

Som de Peso (Bruno Ascari): O canal conta com análises de álbuns super detalhadas, em especial de álbuns de jazz instrumental. Contudo, o principal são os vídeos em que são explicados gêneros e subgêneros.