Hard Rock Hotel desembarca no Brasil com oito unidades hoteleiras

Prevendo entregar todos os complexos turísticos até 2028, a divisão de hotéis da marca Hard Rock irá gerar até 2.100 empregos por unidade

Apesar da Covid-19 ter acometido no Brasil mais de 450 mil pessoas até o momento, a campanha de vacinação do país já imunizou, de acordo com informações do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de saúde, mais de 22 milhões de brasileiros e aplicou mais de 67 milhões de doses.

Enquanto o programa de vacinação continua, paralelamente o turismo, assim como outras áreas, tem recuperado o fôlego; e um grande incentivador dessa guinada do setor turístico no Brasil é a reentrada da marca Hard Rock. Longe do país desde 2014, quando as unidades mineira e fluminense do Hard Rock Café fecharam, a companhia agora aposta no turismo ao trazer a franquia Hard Rock Hotel.

Até 2028, a franquia, que é uma das quatro divisões da marca Hard Rock, na qual ainda conta com café, cassino e entretenimento, avalia inaugurar oito unidades pelo país. A cidade de Paraipaba, no Ceará, é cotada para ser a primeira a ter a unidade entregue. Localizado na Praia de Lagoinha, o complexo hoteleiro tem previsão de inauguração para 2022 e já tem até mesmo o mestre de cerimônias escolhido para a festa de abertura.

Foto: Divulgação | Fachada do Hard Rock Hotel Fortaleza (Praia da Lagoinha-CE)
A banda de hard rock sueca Europe já foi contratada para fazer a festa de inauguração desse que está sendo chamado de Hard Rock Hotel Fortaleza. Intitulado The Final Countdown, o show receberá clientes do hotel e convidados da incorporadora VCI, que é a responsável pela obra hoteleira. Porém, o evento também terá disponíveis 1.500 ingressos, os quais estarão à venda por R$ 3 mil e incluem alimentação e consumo de bebidas.

Fora o hotel de Paraipaba, a franquia prevê inaugurar unidades na cidade de São Paulo em 2022, já em Recife (PE) e Natal (RN) no ano de 2024, Foz do Iguaçu (PR) em 2025, Campos do Jordão (SP) em 2027 e Jericoacoara (CE) em 2028. As datas são previsões de entrega das obras por parte da incorporadora VCI e podem sofrer alterações.

A Ilha do Sol, situada na cidade paranaense de Sertaneja, é a oitava cidade a receber o Hard Rock Hotel. Com previsão de entrega da primeira fase das obras para 2022, a unidade, segundo a diretora técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, trará amplitude na visibilidade do destino, proporcionando mais turistas interessados em explorar os atrativos ali existentes.

“Com a chegada do hotel, espera-se aumentar o fluxo de turistas não só em Sertaneja, como em toda a região. Expandir a exploração do potencial turístico que ali existe também é algo previsto”, aponta Isabella.

Foto: Reprodução da Internet | Planta do Hard Rock Hotel Ilha do Sol (Sertaneja-PR)
A partir dessas previsões, percebe-se que o que atraiu o interesse da marca Hard Rock pelo Brasil foi o potencial turístico apresentado pelo país. Afinal, o território é um dos maiores países de turismo no mundo, com mais de 100 milhões de viajantes por ano antes da pandemia.

Como o Brasil tem uma extensão territorial superior a 8 milhões de km², o processo de decisão dos locais que receberiam as unidades do Hard Rock Hotel se deu, segundo o presidente da incorporadora VCI SA, Samuel Sicchierolli, a partir de uma seleção feita pela VCI que avaliou fatores como localização premium, fluxo turístico, estrutura que atenda uma demanda premium, proximidade com aeroportos importantes e atrativos naturais de interesse público.

Não por acaso, um relatório do metabuscador de viagens KAYAK identificou uma elevação no fluxo turístico para cidades como Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Salvador (BA). No período entre 28 de março a 09 de maio, esses destinos aumentaram o volume de voos: Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG) em 57%, São Paulo (SP) em 56%, Natal (RN) em 54%, João Pessoa (PB) em 52% e Salvador (BA) em 48%.

A chegada do Hard Rock Hotel no Brasil irá oferecer, ainda, outro tipo de turismo aos brasileiros, o internacional. A bandeira internacional que será obtida pelos hotéis da franquia dará aos turistas a possibilidade de se hospedar em mais de 4300 destinos em todo o mundo ofertados pela parceria entre VCI e RCI, empresa que oferece a maior rede de intercâmbio de férias do mundo. “Pela primeira vez, por meio da VCI, o Brasil será inserido na rede internacional de turismo através de marcas globais tal como acontece em outras localidades”, comemora Sicchierolli.

Porém, não somente o turismo será beneficiado com a franquia. Uma vez que a marca Hard Rock está inteiramente ligada à música e ao entretenimento, mudanças positivas no universo do showbusiness nacional poderão ser observadas a partir da instalação da divisão hoteleira.

Para o CEO da produtora Top Link Music, Paulo Baron, uma das vantagens da chegada da franquia é a consequente melhora da qualidade das produções de shows no país. “Eu, como produtor de shows, tive a oportunidade de ter produzido concertos em diferentes Hard Rock Café do mundo e ter assistido a grandes eventos em outros. Sempre a marca apresenta um estandarte de qualidade, o qual acredito que, agora, vai aportar aqui no Brasil”, estima.

Foto:  Divulgação | Show Hard Rock Café Curitiba
Curiosidades

Os hotéis da marca Hard Rock podem ser encontrados em destinos como Palm Springs, nos EUA, Cancun e Puerto Vallarta, no México, Riviera Maya, no Caribe, e em Punta Cana, na República Dominicana. Além deles, a franquia também está no corredor hoteleiro de Los Cabos, o qual liga as cidades mexicanas de San Jose del Cabo e Cabo de San Lucas.

Apesar de serem da mesma marca, nenhum hotel é igual ao outro; e com os do Brasil não será diferente. Segundo o presidente da incorporadora VCI SA, Samuel Sicchierolli, estão sendo recrutados escritórios internacionais para desenho de marca. “Nos projetos de São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Ilha do Sol (PR), por exemplo, com edifícios já existentes, estamos fazendo uma remodelação com projeto retrofit e mudando todo o prédio”, explica.

Já os outros cinco hotéis, sendo Recife (PE), Natal (RN), Foz do Iguaçu (PR) e Campos do Jordão (SP), serão desenvolvidos do zero, com marcas competentes e o trabalho de escritórios internacionais, arquitetos renomados e design exclusivo. “Nenhum hotel será igual ao outro!”, promete Sicchierolli.

E para deixar os hotéis com ares ainda mais temáticos, cada unidade hoteleira da Hard Rock pelo mundo pode escolher algumas das 85 mil peças guardadas no acervo da marca, o qual é localizado em um galpão de 26 mil m² encontrado no estado estadunidense da Flórida. No caso dos empreendimentos brasileiros, Sicchierolli afirma que cada um terá mais de 200 peças.

Foto: Reprodução da Internet | Interior do Hard Rock Hotel Palm Springs (EUA)
Para que as oito unidades brasileiras dos hotéis da marca operem, é preciso contratar uma série de pessoas para as diferentes áreas de operação. Garçom, recepcionista, cozinheiro, faxineiro, estoquista e carregador de bagagem são algumas das várias funções que irão compor o corpo funcional dos complexos hoteleiros. No caso do Brasil, cada hotel deve gerar em torno de 500 a 600 empregos diretos e, em média, 1 a 1,5 mil empregos indiretos.

Com previsão de entrega das oito unidades brasileiras do Hard Rock Hotel até 2028, cada evento de inauguração poderá seguir os moldes do da Praia de Lagoinha, em Paraipaba (CE), o qual terá o show do Europe como atração. “O que consigo adiantar é que ações estão previstas sim, mas sem nomes confirmados”, esclarece o presidente da incorporadora VCI SA, Samuel Sicchierolli.