Filme: Mentes Malignas

O longa de terror Mentes Malignas estreou no dia 26 de março de 2020 aqui no Brasil e foi disponibilizado direto para vídeo pela A2 Filmes.

Mentes Malignas foi realizado na Nova Zelândia e dirigido por Agnieszka Smoczyńska, Ashim Ahluwalia, Calvin Reeder, Can Evrenol, Katrin Gebbe, Peter Strickland, Severin Fiala, Veronika Franz e Yannis Veslemes, além de ser estrelado pelos atores Sarah Navratil, Birgit Minichmayr, Claude Duhamel, Jesse James Baldwin e Jilon VanOver.

O filme possui duas horas de duração e é dividido por oito histórias de terror que, na realidade, são lendas conhecidas pelo público. A intenção do formato é justamente causar um impacto no telespectador com contos aterrorizantes que permeiam a imaginação das pessoas.

A proposta do longa é muito assertiva, visto que se uma história bem contada já é bastante válida, imagina oito diferentes. O que realmente falhou foi o desenvolvimento. Todas as tramas contadas tiveram algo em comum: a completa falta de contextualização.

A impressão dada a quem assiste ao filme é de que simplesmente jogaram os contos de qualquer maneira apenas para gerar um susto no telespectador. A famosa tática jumpscare - que é o ato de gerar susto nas pessoas - foi muito usada, principalmente nas duas primeiras histórias. E esse foi o grande erro do filme, pois sem um bom desenvolvimento, não tem jumpscare que cause impacto.

Porém, nem tudo foi ruim. Com uma direção eficiente, uma boa produção e um elenco satisfatório, o filme conseguiu entregar bons momentos, como no segundo conto com a história da cabra que, no geral, foi a mais assustadora.

É necessário ressaltar os finais também. Todas as histórias tiveram o foco de dar um final em aberto, o que definitivamente não funcionou. Com um roteiro raso e sem desenvolvimento, tentar entregar um final que não seja fechado e redondo soa como algo forçado.

No geral, a intenção do longa foi acertada, entretanto, sofreu com problemas de roteiro, como o desenvolvimento fraco, tramas confusas e finais ruins. Por ter produção e direção boas, Mentes Malignas poderia ter se tornado um marco nas sagas de terror, caso tivessem escolhido contar menos histórias e dessem um foco melhor nas que fossem abordadas.

Confira o trailer oficial: