Filme: Instinto

Lançado em 2020, o longa-metragem Instinto foi produzido na Holanda e pertence ao gênero de drama e suspense. A direção e o roteiro são da atriz Halina Reijn.

O elenco conta com a atriz Carice Van Houten (Nicoline), Marwan Kenzari (Idris), Ariane Schluter (Directrice), entre outros grandes nomes do cinema holandês.

O filme narra o drama vivido pela personagem Nicoline (Carice Van Houten), uma psicóloga que foi contratada para um novo emprego em um instituto penal. Embora ela tenha decidido nunca mais voltar a carreira de psicóloga, ela conhece e se envolve com o paciente Idris (Marwan Kenzari), que sofre com distúrbios de personalidade, é antissocial e narcisista, além de ter cometido diversos crimes, inclusive estupro contra mulheres.

No começo, Nicoline consegue se fazer de durona, porém Idris consegue virar o jogo e seduzi-la. De forma sorrateira, a cada consulta ele consegue manipulá-la com suas palavras, típico de um maníaco estuprador. Quando ela menos espera, está completamente envolvida por ele e vira mais um número na lista de mulheres que foram vítimas de abuso sexual.

Acho interessante o longa reportar para as telas do cinema o drama vivido por milhares de mulheres no mundo todo. O filme tem uma ótima direção, os movimentos e enquadramentos de câmera fazem com que você chegue ao clímax. A direção de arte não deixa nada a desejar, tratando-se de um filme de drama misturado com suspense, a ambientação do filme logo nos remete a estes gêneros.

Acredito que a história poderia ser melhor desenvolvida, pois demora muito para entendermos o que este longa propõe. Realmente, só nos minutos finais, vemos para onde a trama está nos levando. Contudo, o desfecho é muito bom e desperta o desejo de continuação, só poderia ter um uma finalização mais completa e não tão rápida.

Confira o trailer oficial: