Marketing em tempos de crise: use ao seu favor!

Em tempos difíceis, precisamos ser mais criativos e assertivos para lidar com a retração do mercado, sem sofrer, ainda mais, com as consequências e, mais do que isso, nos prepararmos para o futuro!

Os departamentos de marketing e comunicação são sempre os mais afetados neste período, com redução de seus orçamentos, equipes e suspensões de projetos.

Muitas empresas ainda não compreendem plenamente estas áreas, as entendem como sendo somente ‘áreas de apoio’, responsáveis por resultados, que até então não eram tão evidentes, mas que começam a ganhar mais forma com as ferramentas e canais de marketing digital.

O marketing deve ser visto como uma ferramenta importante para a estratégia dos negócios e, ao contrário do que muitos acreditam, em períodos de crise deve ser intensificado, fornecendo não somente oferta de produtos, como também informação relevante ao público da sua marca.

É preciso entender a importância desses setores. Todas as áreas da empresa devem atuar juntas para traçar novos objetivos de curto e longo prazo, com o desenvolvimento de ações futuras, além de acompanhá-las para garantir que tudo aconteça conforme o planejado.

Rever o planejamento estratégico com o desenvolvimento de planos de ações e contenções para os possíveis imprevistos que surgirão neste novo caminho, é a ação mais eficaz para enfrentar os obstáculos desse momento tão delicado.

Serão necessárias ainda ações que auxiliem na geração de leads qualificados para a aquisição dos produtos e serviços, além de direcionar os investimentos, avaliar os cortes de gastos e escolher onde investir. É importante que estas escolhas sejam pautadas sem ser apenas na crise, sua ênfase precisa vir da estratégia.

Foto: PexelAté a próxima dica!