Lindas e perigosas: conheça 10 plantas tóxicas

Apesar de serem lindas e estarem presentes na decoração de muitas casas, essas plantas e flores são tóxicas para os pets e podem, inclusive, levarem à morte.

A lista de plantas tóxicas é gigantesca. Porém, a seguir, você conhecerá 10 plantas que, apesar de serem muito comuns, são perigosas e devemos manter longe dos bichanos.

Além disso, vale lembrar que: levar regularmente o seu pet ao médico veterinário poderá ser útil, inclusive, para esclarecer suas dúvidas e saber quais os perigos que a sua casa pode esconder. Fique atento!

Veja a seguir:

1. Comigo-Ninguém-Pode

Reprodução da internet

Presente em muitos lares por ser considerada protetora, a comigo-ninguém-pode é a maior causadora de intoxicação em animais. Nela, encontramos inúmeras substâncias tóxicas, como o oxalato de cálcio, que pode causar asfixia, queimação de mucosas, salivação excessiva, vômitos, diarreia, inchaço da boca, garganta e fechamento da glote.

2. Antúrio  


Reprodução da internet

O antúrio, um clássico do paisagismo, contém oxalato de cálcio, um composto químico que pode levar a asfixia, queimação de mucosas, salivação excessiva, vômitos, diarreia, inchaço da boca, garganta e fechamento da glote.

3. Copo de leite

Reprodução da internetAssim como a comigo-ninguém-pode e o antúrio, o copo de leite possui oxalato de cálcio que pode levar também a asfixia, queimação de mucosas, salivação excessiva, vômitos, diarreia, inchaço da boca, garganta e fechamento da glote.

4. Azaléia

Reprodução da internetFlorescendo sempre no inverno, a azaléia possui uma substância chamada andromedotixina que pode ser fatal, levando a distúrbios digestivos, cardíacos e convulsões. A intoxicação por azaléia pode ocorrer até 6 horas após a ingestão.

5. Bico-de-papagaio

Reprodução da internetConhecida e muito presente nas comemorações natalinas, o bico-de-papagaio contém uma seiva leitosa tóxica, chamada látex irritante, que em contato com a pele dos animais pode causar lesões cutâneas e conjuntivite. Quando ingerida, pode causar vômitos e diarreias.

6. Espada de São Jorge

Reprodução da internetDiz a crença que a espada de São Jorge traz prosperidade, dessa forma, é muito comum encontrá-la. Contendo substâncias altamente tóxicas, a ingestão dessa planta pode levar a dificuldade de movimentação e respiração, devido a intensa irritação da mucosa, além da salivação excessiva.

7. Espirradeira

Reprodução da internetApesar de linda e muito elegante, a espirradeira é extremamente tóxica e pode causar arritmias, vômitos, diarreias, incoordenação motora, falta de ar, paralisia, coma e até morte. Seus efeitos tóxicos podem, além de afetar os animais, atingir os humanos.

8.  Lírio da paz e Lírio 

Reprodução da internetQueridinhos dos floristas, o lírio da paz e o lírio podem ser muito perigosos para os seus pets, causando desde uma irritação oral e das mucosas, até dificuldade de deglutição e respiração. Além disso, eles podem levar a alterações renais e neurológicas.

9. Tomate verde

Reprodução da internetApreciado por alguns paladares, a ingestão do tomate verde pode ser muito perigosa para os animais. Quando verde, há a tomatina, que pode causar arritmias, dificuldade respiratória, salivação excessiva, vômitos e diarreias.

10. Arruda

Reprodução da internetCom cheiro marcante e muito conhecida, a arruda pode intoxicar tanto os pets quanto os humanos. Os sintomas podem incluir arritmias, falta de ar, convulsão, inchaço da boca, garganta e fechamento da glote, lesões renais e hepáticas, dermatites, irritações de mucosas, vômitos e diarreias.

Alerta: se o seu pet se intoxicar com alguma dessas plantas, é recomendado levar ao médico veterinário o mais rápido possível.

Ficou surpreso com algum item desta lista? Você sabia que eram tóxicas? Já passou por alguma situação desagradável com seu pet por conta de alguma planta ou flor? Conte para gente nos comentários ou envie o seu relato para o e-mail: patriciamarchetti@oprefacio.com.br.

Até a próxima!