Dia internacional da mulher: fazer valer o respeito!

Em 2020, este dia é celebrado com um pedido ecoante pelo mundo: concretizem a igualdade!

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), este é um ano para avaliar o resultado de tudo que tem sido feito e, principalmente, ver se tem surtido em resultados efetivos.

Essa tão sonhada igualdade é um combate contra uma cultura machista e não um combate contra os homens. Esse é um desafio que enfrentaremos com maior afinco em 2020: tornar o papel da mulher cada vez mais expressivo.

Desejamos conquistar melhorias no acesso aos postos de trabalho e cargos elegíveis, alcançando remunerações equivalentes aos cargos que exercemos, independente do gênero, fazendo ser reconhecida a nossa capacidade intelectual, que hoje já é comprovada no cenário empresarial.

A conquista do respeito e do direito ao seu próprio corpo, a liberdade individual e a proteção contra as agressões que são sofridas diariamente por nós mulheres.

Fazer valer verdadeiramente o empoderamento feminino, sem que as próprias mulheres o vejam como uma ameaça dentro de suas casas, trabalhos e sociedade.

Hoje, promovemos mais homens do que as mulheres em diversos aspectos, aceitando o desrespeito caladas e somos julgadas sem nem se quer saber o que estamos sofrendo, exemplo disso é quando em face a um crime a primeira a ser julgada é sempre a vítima.

Podemos não ver, mas somos nós que diariamente provocamos desigualdades (consciente ou inconscientemente) em vários âmbitos até que por um momento seja aberto o caminho da reflexão.

Precisamos que a resistência dos homens e de muitas mulheres (sim!), que não entendem ou não procuram entender a importância e a grandiosidade destas ações, seja cada vez menor.

Que esse dia de comemoração não seja só de presentes e ações infundadas, que seja de profunda reflexão e ações efetivas, que nos ajudem a conquistar um mundo repleto de igualdade, um mundo repleto de respeito.