Alimentos inimigos dos pets

Na sua casa tem um serzinho que te pede ‘comidas extras oficiais’? Pois é, esses pequenos são excelentes para nos deixar com a consciência pesada por dizer NÃO. Mas, não fique triste e tenha sua consciência tranquila, pois muitos alimentos que nós consumimos (e que eles pedem) são inimigos dos nossos pets e podem levá-los até à morte.

A seguir, vamos conhecer alguns destes alimentos tão perigosos para nossos pets.

Alerta: Se seu pet consumir algum desses alimentos, procure um médico veterinário imediatamente. Levar regularmente seu pet ao médico veterinário poderá ser útil, inclusive, para esclarecer suas dúvidas sobre cuidados básicos. Fique atento!

Foto: Reprodução da InternetAlho e Cebola

Comidas temperadas são proibidas para cães e gatos, e isso inclui a utilização de alho e cebola. Essa dupla, mesmo que usada individualmente, é perigosíssima e pode causar danos oxidativos aos glóbulos vermelhos, levando a um quadro de anemia. Além disso, o alho e a cebola podem causar danos nos rins. Dentre os sinais que o pet poderá apresentar estão: fraqueza, dor de estômago e sangue na urina. Os sinais da intoxicação poderão aparecer 3 a 4 dias após o consumo, o que dificulta a identificação da causa.

Uvas e passas

As uvas no geral, incluindo as passas e seus derivados, podem levar cães e gatos a apresentarem insuficiência renal aguda, hepática e morte. O pet ainda poderá apresentar vômito e diarreia nas primeiras 24 horas após a ingestão.

Ossos de frango

Aqui o problema não é por intoxicação, mas sim pelas complicações que a ingestão de ossos de frango pode causar. A incidência de cirurgias para remoção de ossos é enorme. Eles podem, inclusive, obstruir o trato gastrointestinal e até mesmo perfurar (sendo este o mais comum e grave). Caso seu pet tenha consumido ossos de frango, procure imediatamente um médico veterinário.

Chocolate

Chocolates são altamente tóxicos devido a uma substância presente em sua composição: a teobromina, que interrompe os processos metabólicos do pet. Essa interrupção pode causar dor de estômago, problemas cardíacos, convulsões e até mesmo a morte.

Cafeína

A cafeína não é tóxica para cães e gatos, porém os pets são muito mais sensíveis aos seus efeitos, mesmo quando ingerida uma pequena quantidade. Assim, podem apresentar hiperatividade, tremores, alterações cardíacas e morte.

Abacate e Avocado

O abacate contém uma substância chamada persina que, apesar de ser inofensiva para humanos, pode intoxicar nossos pets. A persina é encontrada em maior concentração na casca, caroço e folhas, entretanto, também está presente no fruto. Os sinais de intoxicação por abacate ou avocado incluem: vômitos, diarreias, dor de estômago, dificuldade respiratória, apatia, anorexia e pode levar a um quadro de pancreatite.

Álcool

Por mais que pareça óbvio para parte da população, muitas pessoas ainda oferecem bebidas alcoólicas para cães e gatos. Porém, os rins dos cães e gatos não processam adequadamente o álcool, ocasionando assim sérias complicações e podendo levá-los a morte. Além disso, oferecer bebida alcoólica para os pets é considerado crime de maus-tratos

Tomate verde

Apreciado por alguns paladares, a ingestão do tomate verde por cães e gatos é muito perigosa. Quando verde, o tomate possui tomatina, substância que pode causar arritmias, dificuldade respiratória, salivação excessiva, vômitos e diarreias nos nossos pets.

Macadâmia

A noz macadâmia é altamente tóxica para cães e gatos, podendo causar vômitos, fraqueza, tremores, dificuldade respiratória, convulsões e até paralisia. Caso seu animal ingira macadâmia, leve-o imediatamente ao médico veterinário.

Xilitol

Adoçante presente em diversos alimentos de consumo humano, o xilitol é tóxico para cães e gatos e pode causar convulsões, fraqueza, incoordenação motora e, em consumo excessivo, pode levar à problemas hepáticos.

Ficou surpreso com algum item desta lista? Você sabia que esses alimentos eram inimigos dos nossos pets? Já passou por alguma situação desagradável com seu pet por conta de algum alimento? Conte para gente: patriciamarchetti@oprefacio.com.br.

Até a próxima!