

É muito comum escutarmos que o médico veterinário é aquele profissional que fica dentro de um petshop ou de uma clínica e atende cães e gatos domésticos.
Porém, a medicina veterinária é uma profissão com muitas frentes de atuação. O médico veterinário está habilitado para trabalhar, por exemplo, com cães, gatos, cavalos, pequenos e grandes ruminantes, aves, répteis, roedores, animais silvestres e exóticos, peixes e até o homem.
Foto: InternetSim, o homem! Doenças como dengue, chincungunha, febre amarela, febre maculosa, botulismo, doença de chagas, leptospirose, leishmaniose, raiva, tuberculose, tétano, malária, brucelose e muitas outras são zoonoses. Zoonose é o termo utilizado para classificar doenças que podem ser transmitidas ao homem pelos animais e vice-versa.
Além das zoonoses, a saúde do homem pode ser afetada pelo consumo de produtos de origem animal (mel, leite, ovos, carnes e derivados e outros), que não foram adequadamente inspecionados. Sendo assim, é obrigatória a fiscalização e inspeção veterinária em abatedouros, frigoríficos, fábricas de produtos que sejam de origem animal e supermercados para inspecionar a qualidade dos produtos.
Ainda nos cuidados com humanos, o médico veterinário pode atuar em clínicas de reprodução humana como embriologista. Embriologista é o responsável pela aplicação de técnicas de reprodução assistida como a FIV (Fertilização in Vitro) e a ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides).
Já no cuidado dos animais, há ainda quase uma infinidade de áreas de atuação. O médico veterinário pode atuar com clínica geral, cirurgia, análises clínicas, ortopedia, fisioterapia, dermatologia, neurologia, nutrição, odontologia, reprodução, neonatologia e muitas outras.
Além das áreas de atendimento e cuidados direto com a saúde e bem estar animal, o médico veterinário pode atuar na área administrativa, gerenciando clínicas, haras e fazendas ou como responsável técnico.
E não podemos esquecer, é claro, dos médicos veterinários que trabalham com ciência, trazendo inovações de técnicas e aumentando o conhecimento médico. Assim como o profissional que trabalha na área acadêmica, o professor, que é peça fundamental para o desenvolvimento e crescimento profissional, independente da área que você escolha.
Viu como o mundo da veterinária é enorme e repleto de oportunidades? Essas são apenas algumas das frentes de atuação que um médico veterinário pode escolher se especializar ao sair da universidade. Então quando você ouvir que veterinário é quem cuida de cachorro e gato ou que a área está saturada, lembre-se deste artigo e olhe além do horizonte!
Foto: InternetAté o próximo artigo!
Você pode enviar as suas dúvidas, sugestões de tema e críticas para o e-mail: patriciamarchetti@oprefacio.com.br